Você está em - Home - Artigos - Como identificar sinais de autismo?

Como identificar sinais de autismo?

Transtorno do Espectro Autista

Uma criança que não está conseguindo se comunicar ou interagir com o ambiente e com a sociedade merece atenção, uma vez que esses sintomas podem ser decorrentes do transtorno do espectro autista. Nos primeiros anos de vida, muitas janelas de oportunidades estão abertas e as chances de se ter um diagnóstico precoce de autismo e de intervir precocemente na doença podem otimizar o desenvolvimento neurológico.

As manifestações do transtorno do espectro autista (TEA) variam muito dependendo da gravidade, do nível de desenvolvimento e da idade do paciente. As características principais são prejuízos persistentes na comunicação e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.Algumas crianças com TEA apresentam regressão no desenvolvimento, com progressão gradual ou rápida em comportamentos sociais ou no uso da linguagem.

Os sintomas costumam ser reconhecidos durante os primeiros anos de vida, embora possam ser vistos antes dos 12 meses de idade nos casos em que os atrasos são graves ou percebidos após os 24 meses, nos casos em que os sintomas são leves. A Academia Americana de Pediatria atualmente recomenda que toda a criança seja submetida a uma triagem para TEA entre 18 e 24 meses de idade.

Diante de qualquer dúvida sobre desenvolvimento de uma criança, é aconselhado procurar um especialista. O neuropediatra pode auxiliar no diagnóstico do paciente em risco e fazer o reconhecimento precoce do transtorno, possibilitando uma intervenção adequada e contribuindo para um melhor prognóstico e para uma melhor qualidade de vida da criança e de seus familiares.