Você está em - Home - Exames - Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

 O eletrocardiograma é o exame que revela o funcionamento elétrico do coração durante o repouso.

  1. Como o exame é realizado?

O exame é realizado com o paciente deitado, em repouso. São acoplados eletrodos no tórax, punhos e tornozelos, para a captação dos estímulos elétricos gerados pelo coração, os quais são registrados em traçados na tela do computador. A partir de então, diversas análises dos traçados obtidos podem ser realizadas, permitindo a interpretação do funcionamento elétrico do coração.

O exame pode ser realizado em crianças, adultos e idosos.

  1. Indicações:

O eletrocardiograma é o exame complementar mais utilizado na cardiologia, fornecendo informações importantes não somente nos casos de investigação de sintomas ou doenças cardíacas, como também nas avaliações cardiológicas preventivas, estudos de riscos cirúrgicos e avaliações pré-participação em atividades desportivas. Atualmente, o eletrocardiograma é parte integrante da consulta cardiológica. Seguem alguns exemplos de sintomas nos quais o eletrocardiograma se configura como excelente ferramenta de investigação:

  • Palpitações
  • Dor torácica
  • Falta de ar, cansaço ou fadiga
  • Tonturas ou desmaios
  1. Contraindicações:

Trata-se de um exame simples, sem contraindicações absolutas. Em situações especiais pode ocorrer dificuldade para o registro do traçado eletrocardiográfico por limitações para o adequado acoplamento de eletrodos ou se o paciente apresentar incapacidade de se manter em repouso para a execução do exame.

  1. Preparo:

Não há necessidade de preparo.

  1. Prazo de entrega do resultado:

Quando parte integrante da consulta, o exame é entregue de imediato. Do contrário, a liberação do exame acontece em até 24 horas.

  1. Dúvidas:

Estamos à disposição para esclarecimentos através do telefone (91) 2121-4301 ou do email contato@neurologie.com.br.