Você está em - Home - Exames - Coleta de Liquido Cefalorraquidano (LCR)

Coleta de Liquido Cefalorraquidano (LCR)

Consiste na punção lombar para obtenção do LCR, que é o líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal.

1. Como o exame é realizado?

Geralmente a coleta é realizada com o paciente deitado e em posição fetal. Em alguns casos pode ser optada pela coleta com o paciente sentado.

A coleta é feita na região da coluna lombar e é feita por um médico com treinamento para esse tipo de procedimento.

O exame pode ser realizado em bebês, crianças, adultos e idosos.

2. Indicações:

A análise do LCR tem importância no diagnóstico e no seguimento de diversas doenças como infecções do sistema nervoso central, aumentos da pressão intracraniana ou invasão de células cancerígenas no sistema nervoso central. Pode também auxiliar no diagnóstico de afecções neurológicas como doença de Alzheimer ou esclerose múltipla.

Dependendo do caso, pode ser necessário realizar uma punção de alívio, na qual é retirado um volume de LCR maior do que o habitual. Esse tipo de punção deve ser indicado pelo médico assistente ou mesmo pelo médico que realiza a coleta de líquor.

3. Contraindicações:

• Uso de alguns medicamentos que interferem com a coagulação sanguínea
  • Presença de certas alterações na tomografia ou ressonância de crânio que cursem com hipertensão craniana

4. Preparo:

• Não é necessário estar em jejum
  • Estar acompanhado de um responsável
  • Se possuir, levar exames recentes de tomografia ou ressonância de crânio

5. Dúvidas:

Estamos à disposição para esclarecimentos através dos telefones (91) 2121-4301, 2121-4299, pelo Whatsapp 91-98011-3763 ou do email contato@neurologie.com.br.

Dra. Sandra Barile Alessandri

Médica neurologista com residência médica pelo Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, São Paulo.